O que fazer com 1001 experiências adquiridas em tantos hemisférios geográficos e musicais? O que fazer com uma bagagem carregada de ideias, prosas, inquietudes e melodias, que, “sem moralizar”, tanto bebem influência no altar da ambient music como nos frenéticos ritmos da América do Sul?

Andrés Malta tem a resposta: fazer ENES.
O que o é mais que juntar Jonny Abbey na guitarra, na bateria Gonçalo Lemos, Leonardo Pinto como teclista e Jay no baixo, e começar a traduzir sentimentos, pesares, dores e alegrias num cocktail explosivo de temas rock, pintalgados de arranjos pop, e com uma secção rítmica protagonizada por uma electrónica de pés a puxar para a pista de dança.

“Lighter Weight” é o tema que dá a conhecer as aventuras e desventuras da nova banda do Porto, aventuras protagonizadas por “Charlie”, personagem principal do álbum de estreia, com o mesmo nome, editado a 4 de maio de 2018. Just Like The First Time foi o tema escolhido para 2º single, que pelas palavras do vocalista Andrés Malta, «este tema conta-nos a importância de nutrirmos amor-próprio sem nos deixarmos influenciar por amores que nos conduzem para o abismo da solidão e nos perseguem física e emocionalmente. Fala de uma luta interior entre o amor cego e o amor-próprio».

Neste primeiro capítulo, os ENES levam-nos por uma paixão instantânea que tem tudo para correr mal, paixão essa dominada por um tal arrebatamento que neutraliza por completo o medo.

É esse entusiasmo e joie de vivre que agora é podemos ouvir no “Charlie”.